sexta-feira, março 08, 2013

Acervo FUNDARC: Arte através dos anos

Exposição reúne trabalhos premiados e doados pelos artistas à Fundação de Arte e Cultura de Gravataí









Acervo FUNDARC: A arte através dos anos traz à público obras que, a partir de 1994, foram sendo integradas ao patrimônio público municipal. A FUNDARC reúne o trabalho de artistas locais e regionais que tem protagonizado a recente história da arte gravataiense: Darcila Osório Ribeiro, Denise Pacheco Lopes, Denize Domingos, João Francisco Alves, Lúri, Namie, Nardini, Projeto Barco de Papel, Zélia Maria Alves Dêntice, Zelly e Waldemar Max.

A exposição também possui um enfoque educativo. Ela está subdividida em cinco seções, apresentando os estilos aos quais cada obra em exposição faz referência: naturalista, expressionista, surreal, abstrato e contemporâneo. Os trabalhos estão inseridos nesse mapeamento, de acordo com o estilo impresso visualmente em cada obra.  O jogo proposto é que o visitante perceba as diferentes formas dos artistas realizarem pinturas, proporem  objetos, formarem imagens. As seções trazem verbetes que permitem ao público reconhecer e interpretar cada uma das peças da exposição.

Frases de artistas, representativos de cada estilo, também ilustram as seções auxiliando na leitura das obras. A exposição busca revelar que a arte pode ir muito além da questão do gosto, extrapolando limites continuamente para que o artista apresente seu testemunho sobre uma época e a sua forma de ver o mundo. 

Por meio dessa exposição, a equipe do Quiosque procura auxiliar a formação de público e a constituição de um arquivo com a identificação das obras doadas e premiadas. Espera-se, então, a contribuição da comunidade e dos artistas para o registro e catalogação de todas as informações referentes as peças do acervo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário